A densa paisagem de Manhattan acaba de receber mais um arranha-céu, desta vez projetado por um Pritzker português. Com 137 metros de altura e 35 pavimentos, o 611 West 56th Street, primeiro edifício de Álvaro Siza em Nova Iorque, foi externamente concluído. O condomínio de luxo, que é também a primeira obra de Siza nos Estados Unidos, conta, ainda, com diversos equipamentos para seus residentes, como uma piscina, um spa, uma academia, um playground para crianças e espaços para eventos.
Amplas janelas horizontais e revestimentos em pedra calcária branca nas fachadas destacam o edifício de seu entorno construído. Nos arredores, outra obra emblemática, a Via 57 West projetada pelo BIG, inaugurada em 2016, atesta o momento de efervescência do mercado imobiliário no bairro.
Localizado no famoso distrito de Hell's Kitchen, a oeste de Midtown, o empreendimento de pouco mais de 15 mil metros quadrados foi realizado com a participação da firma local SLCE Architects e conta com 77 unidades residenciais, que variam entre apartamentos de um a quatro quartos, unidades duplex, apartamentos de piso inteiro e coberturas. Os interiores foram projetados pelo escritório Gabellini Sheppard Associates.
Os últimos retoques externos aconteciam desde agosto do ano passado. O elevador de serviço foi removido da fachada oeste, o canteiro de obras no térreo foi limpo e os andaimes na calçada, desmontados. Tapumes e cercas ainda foram mantidos em frente ao edifício, mas deverão ser retirados nas próximas semanas.
Nos últimos anos, Siza concluiu projetos culturais de grande vulto na China e Coreia do Sul, e no ano passado inaugurou uma torre de estrutura metálica voltada ao ecoturismo na Serra da Talhadas em Portugal.